REGULAMENTO

DESCRIÇÃO

O X Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem o financiamento do Ministério da Cultura, Fundo Setorial do Audiovisual e BRDE; realização da Associação Pró Santa Thereza e Centro Histórico Vila de Santa Thereza, promoção da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Bagé, apoio institucional da Urcamp e Unipampa; com produção da Anti Filmes.

Será realizado nas cidades de Bagé e Livramento, fronteira Brasil/Uruguai, de 27 de novembro a 02 de dezembro de 2018.

A democratização e o acesso à produção audiovisual, assim como atividades de formação visando o desenvolvimento econômico e social da região, são os principais focos do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Sua programação de filmes de curta e longa-metragem é gratuita e participativa, contando com júri oficial e premiação de júri popular.
REGULAMENTO:
O Festival tem caráter cultural e educativo, sendo competitivo nas seguintes mostras:
a) “Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens”;

Mostra de filmes com duração máxima até 20min de qualquer nacionalidade.

b) “Mostra Competitiva Regional”;

Poderão concorrer nesta categoria curtas-metragens com até 20min de duração, realizados na faixa de fronteira Brasil/Uruguai/Argentina.

c) “Mostra Competitiva Internacional de Longas-Metragens”;

Participam filmes, com duração mínima de 50min, realizados em regiões de fronteiras nacionais, ou em países lusófonos e latino-americanos. O filmes deverão ser falados em português ou espanhol, ou estarem legendados para um desses idiomas.

d) “Mostra Competitiva de Curtas Universitários da Unipampa”;

O objetivo da ação é difundir e incentivar a produção audiovisual universitária e promover a reflexão sobre a produção cinematográfica na região.

A premiação do X Festival Internacional de Cinema da Fronteira será realizada mediante a entrega de troféus.

CATEGORIAS

Mostra Internacional de Longas-Metragens:

– Melhor Filme;
– Menção Honrosa;
– Prêmio da Crítica;
– Júri Popular.

Mostra Internacional de Curtas-Metragens:

  • Melhor Filme;
  • Menção Honrosa;
  • Prêmio da Crítica;
  • Júri Popular.

Mostra Regional:

  • Melhor Filme;
  • Menção Honrosa;
  • Prêmio da Crítica;
  • Júri Popular.

Mostra Universitária: (Consultar regulamento no site da Unipampa)

O resultado será divulgado na Cerimônia de Encerramento e Premiação do X Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que ocorrerá no dia 01 de dezembro de 2018.

INSCRIÇÕES

a) As inscrições deverão ser realizadas de 11 de outubro a 11 de novembro de 2018. Mais informações através da página https://www.facebook.com/festivaldafronteira

b) Os filmes serão selecionados por curadoria entre produções realizadas em qualquer suporte.

c) Os curtas-metragens e os longas-metragens inscritos não poderão ter sido exibidos nas edições anteriores do Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

d) As inscrições poderão ser realizadas por um representante da obra, podendo ser pessoa física ou jurídica.

e) Cada candidato poderá submeter quantos títulos quiser, considerando que apenas um título por candidato poderá ser selecionado.

f) As decisões dos jurados serão irrevogáveis e as comissões serão dissolvidas tão logo se realize a cerimônia de entrega dos troféus e anunciados os premiados.

g) Filmes anteriormente inscritos que não foram exibidos nas edições anteriores deste Festival podem ser inscritos novamente, desde que estejam de acordo com o presente regulamento.

h) A participação no X Festival internacional de Cinema da Fronteira implica a aceitação e cumprimento de todos os termos e condições estabelecidos no presente Regulamento.

i) As inscrições serão efetuadas através da plataforma online https://festhome.com/f/cinema-da-frk)

j) Os curtas-metragens da categoria regional podem também ser inscritos em DVD ou pen drive e entregues na Secretaria Municipal de Cultura de Bagé (Palacete Pedro Osório – Av. Tupi Silveira, 1436).

k) Mostra Competitiva de Curtas Universitários da Unipampa”;
Produção audiovisual universitária, a inscrição é gratuita e será realizada através do envio da Ficha de Inscrição devidamente preenchida e do arquivo contendo a produção, para o e-mail proext@unipampa.edu.br, conforme as regras estabelecidas em edital específico:
Bagé, outubro de 2018.